PARNAÍBA
FESTIVAL

30 e 31

e outubro de 2021
a partir das 16h

Contexto histórico: Entenda a relação entre o Parnaíba Festival e o Samba de Bumbo Paulista

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Parnaíba Festival foi criado em 2010 pelo Instituto Sufrutoverdeus, hoje Ponto de Cultura Sufruto. A primeira edição, realizada pela Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, teve como tema “O Velho e o Novo no Contexto Contemporâneo”.

Com objetivo de nos tirar da zona de conforto e nos levar ao debate sobre novas questões sociais e culturais, a busca pela conscientização sobre o que é a identidade de um povo e do meio em que ele vive nos perguntamos: Qual é a nossa identidade cultural?

Se entendermos sobre a importância de nos educarmos e agregarmos às nossas vidas outras culturas que não fazem parte da nossa formação cultural, nos depararemos com o samba e toda sua pluralidade e ancestralidade.

Contrariando a Lei 847, de 11 de outubro de 1890. Capitulo XIII, Art.402, que decreta o samba como ato marginal, hoje entendemos que ele, mais do que uma simples manifestação cultural, é um ato de resistência e valorização de uma cultura que nos foi negada. Por isso vemos a importância de difundir e fomentar o Samba de Bumbo Paulista que hoje é reconhecido e tombado pelo Condephaat e Iphan, como patrimônio imaterial do estado de São Paulo.

Samba de roda, samba chula, samba de caboclo, samba de pareia, samba de coco, samba canção, samba de avenida, samba duro, samba de umbigada, Jongo, Partido Alto e outros que constituem a riqueza deste gênero.

O Parnaíba Festival sempre foi aberto ao público, realizado durante a semana municipal da juventude. O evento está em sua quarta edição e é constituído por mostras, competições e apresentações artístico culturais. Nas edições anteriores, o festival possibilitou um intercâmbio cultural entre de diferentes formas de artes, e promoveu o resgate e valorização do samba de bumbo como patrimônio cultural de Santana de Parnaíba.

Em 2021 o evento volta ao cenário cultural parnaibano, e agora será voltado somente aos artistas locais, trazendo visibilidade e valorização à nossa comunidade.